O que você prefere ler?

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

CONGRESSO DE POESIA NO MESTRE

ESCOLA MESTRE RECEBE POETAS DO CONGRESSO DE POESIA
Na semana de 08 a 10 de outubro, a escola participou do Congresso de Poesia. Nesses dias, os alunos viveram um mundo literário, cercados de arte, música e poesia de e por todos os lados.


Na quarta-feira, 08 de outubro, Chico Araújo, professor e poeta Cearense, palestrou sobre a POESIA NO SÉCULO XXI, POÉTICAS REAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS. Com mostras de poesias de diversos autores de sites e blogs, comprovou o quanto a virtualidade que torna a leitura de textos dos mais diversos autores, não tira a sua propriedade de ser REAL. Apenas o meio em que é divulgada é que a torna virtual, mas não de menor valor, tanto que ela se agrega de outras artes e se torna múltipla.




Logo a seguir, Artur Gomes, artista carioca, e Mayara Pasquetti, artista bento-gonçalvense, apresentaram uma performance belíssima mesclando declamação e dramaturgia, trazendo aos nossos alunos todo o lirismo de poetas como Oscar Bertoldo, Vinícius de Moraes, Paulo Lemisnki e do próprio Artur Gomes.







Na quinta-feira, foi a vez do poeta Wilmar Silva(BH-MG) sacudir as bases do formalismo com a Poesia Experimental, numa apresentação simples e cheia de significados construídos na própria destruição da poesia, construindo um fazer poético . Aos olhos atentos dos alunos, destruiu uma rosa, destruiu um livro. Maneira talvez de mostrar o quanto todo o material é efêmero.



A aluna Ana Luísa Franciscatto Guerra da turma 31M fez questão de declamar uma poesia do livro..., mas será que ela conseguiu?!!



O discurso poético de Luiz Edmundo Alves (BH-MG), que antecedeu seu trabalho, relatou em prosa e verso o quanto a vida é fugaz. E que talvez a poesia seja uma forma de se tornar eterno, como também humano, como também real.




Encerrando a segunda manhã de atividades, a cantora Rosa Helena(BH-MG), acompanhada da professora Maria das Graças Resende(BH-MG) e do violonista Giovani Pinceta(BG-RS), adentrou ao salão de eventos empunhando a bandeira do Divino e cantando o hino que muitos já ouviram nas festas do Divino. Rosa Helena relatou fatos interessantes das obras de Guimarães Rosa, apresentado toda a magia de seus personagens através de música e poesia, encantando e envolvendo a todos os participantes.




QUER SABER O QUE HOUVE NO SARAU À NOITE, CLIQUE AQUI****

Nenhum comentário: